segunda-feira, 5 de maio de 2008

Ex-assessora do Mec inaugura ciclo de palestras

Na próxima quinta-feira, 08/05, alunos do curso de Estudos de Mídia podem conferir a palestra da ex-assessora de Comunicação da Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação, Flora Daemon. O evento, que tem inicio às 20h na sala C-10, trata da Gestão de Comunicação nos órgãos públicos. Questões como rotinas de produção, possíveis estratégias de rompimento da visão negativa sobre o assessorado e criação de demandas de serviço estão na pauta de discussão.

Flora Daemon atua na área de comunicação há mais de cinco anos, tendo coordenado as assessorias da SEED/ MEC e da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ/ CEDERJ), entre outros.

A palestra inaugura o ciclo de eventos sobre Gestão em Comunicação que contará, nos meses de maio e junho, com a presença de assessores e jornalistas que atuam na área. Essa é uma ótima oportunidade para os alunos de Mídia obterem uma direção profissional a partir de informações do dia-a-dia da profissão, relatado por profissionais experientes. Além disso, as palestras ainda valem AAC.

O evento, promovido pelos alunos de assessoria de comunicação do nosso curso, é voltado àqueles que desejam se informar sobre os prós e contras da profissão. Abaixo, um rápido bate-papo com a palestrante.

1)Qual é o tema da palestra?
Flora: Mostrar um outro lado da Assessoria de Comunicação, que o assessor pode ser especialista em algum assunto, no caso órgãos públicos e comparar a Assessoria pública em Brasília (federal) e no Rio de Janeiro (estadual).

2)Quais são suas principais atividades na área?
Flora: Conhecer bem os veículos, emplacar pautas, criar demandas de serviço. As atividades são diferentes de acordo com o projeto na CEDERJ (Rio de Janeiro) e no SEED (Brasília) as atividades são diferentes.

3)Quais são características principais do Assessoria de Comunicação nos órgãos públicos?
Flora: Entender e conhecer bem o contexto político dos assessorados e da imprensa (jornais, revistas, etc).

4)Quais são tipos de estratégias para criar e administrar demandas no serviço público?
Flora: As estratégias dependem do projeto mas um ponto comum entre qualquer projeto é de conhecê-lo muito bem, entender o ponto fraco para exaltar o forte, ir aos locais, perguntar até aprender tudo sobre o projeto. Para assim, se cercar de todas as possibilidades (positivas e negativas) que a imprensa pode divulgar.

Nenhum comentário: