sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

LIHED É CONTEMPLADO EM DOIS EDITAIS DE FOMENTO À PESQUISA

O LIHED (Núcleo de Pesquisa sobre Livro e História Editorial no Brasil), coordenado pelo prof. Dr. Aníbal Bragança, do PPGCOM/UFF e do Departamento de Estudos Culturais e Mídia, teve dois projetos de desenvolvimento aprovados em 2007:

a) "Memória Editorial: preservando fontes primárias para a história da vida literária brasileira (1854-1954)", aprovado no Programa Petrobrás Cultural 2007 e na Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC), do MinC. Este projeto, além dos recursos para infra-estrutura e tratamento do acervo do LIHED, composto especialmente pela documentação e fundo editorial da centenária Livraria Francisco Alves (no período de 1854-1954), inclui também a edição de um livro, a realização de um seminário internacional, uma exposição e a criação de espaço virtual para que seja oferecida acessibilidade ao acervo raro, o que deverá ser realizado em 2008, dentro das comemorações do bi-centenário da instalação definitiva da imprensa no Brasil.

b) Outro projeto, este já com recursos aprovados e liberados, é o da criação do Centro de Memória Editorial no LIHED/UFF, apresentado à Faperj (Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro), na linha de Apoio à Infraestrutura de Acervos, e que também se desenvolverá em 2008.

Os projetos contam com a participação de vários colaboradores, da UFF, da UERJ e da UFRJ, e a parceria com o Laboratório de Conservação e Restauração de Documentos (LACORD), vinculado ao Núcleo de Documentação (NDC) da UFF.

Espera o coordenador que o LIHED, como contrapartida, possa continuar a oferecer, cada vez mais, contribuições relevantes para o conhecimento da cultura letrada em nosso país.

Para conhecer mais, acesse o blog do prof. Aníbal (de onde, inclusive, extraímos a foto que ilustra essa notícia).

Nenhum comentário: