sexta-feira, 16 de julho de 2010

Inscrições em disciplinas 2010.2

Olá midi@ticos,

Seguem abaixo as informações sobre as ementas das disciplinas optativas a serem oferecidas neste segundo semestre de 2010. Não se esqueçam que as inscrições online em disciplinas é de 22 a 28 de julho. Já a inscrição presencial para alunos novos será no dia 02 de agosto e o prazo para solução de pendências na matrícula vai de 03 a 06 de agosto.

EMENTAS DAS DISCIPLINAS OPTATIVAS - 2010/2

1) Prof.ª PAULA SIBÍLIA

Disciplina: Mídia e Intimidade

Nome do curso: Mídias interativas e espetacularização da intimidade.

Ementa: A separação dos espaços públicos e privados na sociedade burguesa. O íntimo, o privado e o doméstico. O declínio do homem público e as "tiranias da intimidade" como projeto sócio-político do capitalismo industrial. A generalização da "técnica da confissão" em todos os âmbitos. As tecnologias digitais e as novas mídias "descentralizadas", permeando os muros dos lares burgueses e alargando os limites do dizível e do mostrável. O declínio da "interioridade" individual e a superfície do corpo como objeto de design. A vida privada dos famosos e o crescente interesse na intimidade escancarada de "qualquer um". Webcams, reality shows, blogs, Youtube e redes sociais.

2) Prof. FERNANDO RESENDE

Disciplina: Teoria das Narrativas Midiáticas

Nome do curso: Produção de Entrevistas e Narrativas das Mídias

Ementa: Oficina de produção de narrativas que toma a entrevista como dispositivo. A proposta é que, de modo concomitante a uma investigação teórica a respeito da entrevista como "gesto dialógico", possamos investigar e experimentar métodos distintos de realização de entrevistas. A partir dos trabalhos de campo, o objetivo é produzir "textos" audiovisuais, fotográficos, sonoros e/ou de registros verbais que possam ser postados em blogs e sites, dependendo da demanda e dos interesses da turma. A ideia de uma oficina de produção é central ao desenvolvimento da disciplina e, por esta razão, serão realizados trabalhos de campo fora do âmbito da Universidade.

3) Prof.ª MARIANA BALTAR

Disciplina: Mídia e Pornografia

Ementa:

A pornografia enquanto regime escópico de representação sexual em diversos suportes--palavra, texto, cinema, vídeo, DVDs, internet, etc. Os paradoxos da pornografia: categorias do explícito e do ilícito; pornografia e poder; pornografia e violência, pornografia e feminismo. A construção social e institucional da pornografia: desejo e fantasia; pornografia e mercado. Códigos e convenções das representações pornográficas. A construção da diferença sexual e os modos de ver.

Objetivos:

Pensar as correlações entre mídia e o universo da pornografia à luz de uma matriz comum vinculada ao fluxo do sensacional que se estrutura a partir do modo de excesso. Nesse sentido, o curso se desdobra seguindo a pista da proposta de Linda Williams (entre outros autores) ao definir o universo pornográfico como participante, ao lado do melodrama e do horror, dos “gêneros do corpo” (body genres), dando enfase nas narrativas e discursos das mÍdias audiovisuais.

4) Prof.ª FLORA DAEMON

Disciplina: Comunicação Organizacional

Nome do curso: Assessoria de comunicação especializada

Ementa:

A presente disciplina é parte de um eixo do curso que tem se consolidado com um mercado promissor para os alunos de Estudos Mídia: gestão midiática.

A proposta é apresentar um panorama das atividades de assessoria de comunicação com foco no oferecimento de uma especialização do trabalho de divulgação midiática. Mais do que produzir e enviar releases, o trabalho eficiente de assessoria de comunicação necessita, cada vez mais, de criatividade, além do conhecimento aprofundado das características dos clientes, tanto quanto dos veículos de comunicação.

Por meio da criação de pautas especiais, do uso de personagens emblemáticos, da adequação das estratégias de visibilidade às linhas editoriais dos veículos, bem como de seus públicos, a proposta é desenvolver uma rotina de agência de comunicação em sala de aula durante o semestre letivo. Os alunos executarão planos de comunicação integrada com o intuito de conseguir a inserção de pautas jornalísticas nos principais veículos do país.

5) Prof.ª IVONETE LOPES

Disciplina: Economia Política e Indústria do Audiovisual (optativa)

Nome do curso: Televisão e Mercado Brasileiro

Ementa: O mercado brasileiro de televisão em diferentes fases históricas. Pensar a relação entre esse meio de comunicação, a política e a economia. A década de 1990 e fase da multiplicidade da oferta: a TV por assinatura e a ampliação das TVs Educativas. A tensão envolvendo a complementaridade da radiodifusão entre privada, pública e estatal. A implantação da TV Brasil e a chegada da TV digital.

6) Prof.ª BEATRIZ POLIVANOV

Disciplina: "Tópicos em Tecnologias da Comunicação I"

Nome do curso: "Redes Sociais online".

Ementa: A proposta do curso é discutir os principais conceitos e usos das redes sociais, no contexto da comunicação mediada por computador – mais especificamente, da Internet. Para tal, será discutido inicialmente o atual cenário midiático, marcado por mediações tecnológicas e convergência entre os meios. A partir daí serão apresentados alguns dos principais conceitos relacionados às redes sociais – que serão diferenciadas das mídias sociais e sites de redes sociais – para que se possa debater sobre os usos e apropriações que os sujeitos têm feito delas, focando principalmente as questões relativas à auto-produção nesses sites e sociabilidade. Por fim, serão examinadas estratégias utilizadas por empresas relativas ao que se pode chamar hoje de Social Business.

7) Prof. ANTONIO JÚNIOR

Disciplina: Antropologia Visual

Nome do curso: Ciências Humanas e Imagens

Ementa: Definir, compreender e interpretar criticamente o diálogo entre imagens e Ciências Humanas (Antropologia, História e Sociologia), relacionando-o com as idéias de mensagem, representação, conhecimento, documento, registro e testemunho.

8) Prof. KLEBER MENDONÇA

Disciplina: Comunicação Institucional

Ementa: A disciplina aborda as principais características e ações do trabalho de Comunicação Institucional. O objetivo é capacitar o aluno a desempenhar de modo crítico e criativo tais funções no mercado de trabalho contemporâneo. Como desdobramento prático do curso, a turma desenvolverá e implementará um projeto de comunicação institucional integrada. Dentre as principais questões discutidas destacam-se: A importância da mídia na formação do espaço público contemporâneo; O papel da assessoria de comunicação nas instituições públicas, privadas e de terceiro setor; Assessoria de Comunicação e suas funções; Análise do cenário, metas, gargalos e estratégias; Planejamento de comunicação; Ganchos e estratégias de visibilidade midiática; Resolução de crises de imagem; Media Training como ferramenta institucional; Adequação das estratégias às características dos veículos de comunicação, suas linhas editoriais e públicos; Estratégias diferenciadas de comunicação voltadas às redes sociais; Criação e Desenvolvimento de Produtos comunicacionais no âmbito das instituições. A linguagem informativa e as novas possibilidades de comunicação.

9) Prof. EMMANOEL FERREIRA

Disciplina 1: Oficina de Mídias Digitais II

Nome do curso: Web Design

Ementa: A proposta da disciplina é oferecer ao aluno uma introdução às técnicas e ferramentas utilizadas na construção de sites para a web, tendo como premissa básica seus componentes estéticos e de usabilidade. Alguns dos temas que serão abordados na disciplina: Parte 1) Histórico da internet e da web; o design web como forma e função; design web e experiência do usuário; usabilidade na web; projetos de sites web: do conceito à forma final. Parte 2) Desenvolvimento de projeto de site web com os softwares Adobe Dreamweaver e Adobe Fireworks; hospedagem de sites em servidores web. Parte 3) Apresentação do projeto final da disciplina.


Disciplina 2: Tópicos em Linguagens Midiáticas II

Nome do curso: Design Gráfico

Ementa: A proposta da disciplina é oferecer ao aluno uma introdução aos conceitos básicos do design gráfico, tendo como objetivo prático sua devida aplicação em projetos de peças gráficas impressas e digitais, visando a uma otimização em seus aspectos estéticos e funcionais. Alguns dos temas que serão abordados na disciplina: Parte 1) História do design gráfico; design como forma e função; elementos básicos do design: ponto, linha, reta, plano; princípios básicos de diagramação: alinhamento, contraste, repetição e proximidade; tipografia: forma e função; a cor no design; iconografia e sinalização. Parte 2) Design digital: premissas e particularidades; design digital e interatividade. Parte 3) Desenvolvimento de projeto em design gráfico (impresso ou digital).

10) Prof. VIKTOR HENRIQUE CARNEIRO

Disciplina: Comunidades Virtuais

Nome do Curso: Planejamento e gestão de ambientes colaborativos na web

Ementa: Introdução ao universo da web 2.0. Cooperação, coordenação e colaboração: discussão conceitual acerca das diferentes categorias. Influencialidade viral e marketing. Crowdsourcing e processo deliberativo na rede: motivações e engajamento em experiências participativas. Gestão e prevenção de crises: mediando comunidades. Dispositivos de controle e moderação: dinâmicas autogestionárias de administração de redes e suas aplicações. Planejamento estratégico e principais questões para a criação de plataformas web colaborativas.

11) Prof. BENJAMIM PICADO

Disciplina: Imagem e sentido

Ementa: Pretende-se aqui trabalhar com as questões de método, relativas ao enlace entre formas visuais e os regimes de discurso da imagem; procurar-se-á fazer um retrospecto das teorias que trabalharam com estas questões, no campo da comunicação e em seus correlatos, nas abordagens semióticas e semiológicas (mas também visando as contribuições das ciências da arte e da estética). Dentre os vários assuntos a serem abordados, destacamos: o status da significação icônica e a ordem do discurso na imagem; a semelhança é um modo enunciativo das formas visuais? As relações texto/imagem, imagem/escritura; o que significa atribuir/relacionar à imagem um discurso? O discurso visual e as estruturas da sensibilidade; a dimensão estética da compreensão textual das formas visuais; o universo das imagens e os regimes discursivos (retórica, poética e estética do discurso visual). A disciplina vai apresentar estas e outras ordens de questões privilegiando uma orientação que parta da análise de materiais concretos do universo mediático (fotografia, publicidade, quadrinhos, caricatura, organização gráfica, dentre outros), de exercícios partilhados de crítica e interpretação de materiais visuais, até que se alcancem os núcleos conceituais e teóricos destes problemas.

12) Prof.ª CARLA BARROS

Disciplina: Comunicação e Cultura de Consumo

Nome do curso: Antropologia do consumo

Ementa: Apresentar a abordagem da antropologia do consumo e alguns de seus principais autores, promovendo a compreensão da diversidade cultural e dos diferentes valores e estilos de vida existentes na sociedade contemporânea. O objetivo é compreender a contribuição da perspectiva antropológica para o estudo do consumo, entendendo esse fenômeno como um processo sócio-cultural, de forma sistêmica. O curso dará atenção especial às articulações entre consumo, comunicação e mídia, mostrando como a teoria e a prática antropológica (etnografia) podem auxiliar na compreensão de contextos culturais específicos em que se reconhecem diferentes vivências na estruturação e apropriação das mídias entre produtores e consumidores. No caso da prática antropógica serão discutidos, em especial, trabalhos empíricos com temas relativos à interseção das áreas de antropologia do consumo e comunicação.

13) Prof. AFONSO HENRIQUES

Disciplina 1: Oficina de Narrativas Midiáticas III.

Ementa:

Marcos fundadores da literatura ocidental: as epopéias de Homero. A criação do lirismo amoroso no Ocidente: Safo de Lesbos. Poesia e poder: Catulo e Propércio (repercussões até a contemporaneidade).

Mito e filosofia na Grécia (a questão do tempo em Heráclito, em confronto com os poemas modernos de T. S. Eliot – primeira parte de “Os quatro quartetos” – e Octavio Paz – “Vento inteiro”).

A literatura fantástica (Edgar Allan Poe, Franz Kafka, Jorge Luis Borges, Julio Cortázar, Guimarães Rosa e outros). Ficção & jornalismo: um exemplo de Julio Cortázar.

Lewis Carroll: non-sense e invenção de linguagem. Ecos contemporâneos: James Joyce e John Lennon.

Disciplina 2: Comunicação e Literatura

Ementa:

Raízes da literatura e filosofia greco-latinas (Homero, Safo, os filósofos pré-socráticos, Catulo, Propércio). A poesia e as malhas do poder.

A utopia (cidade humana e cidade metafísica): Platão, Santo Agostinho, o pensamento renascentista (Thomas Morus, Tommaso Campanella e Francis Bacon) e a idade moderna (Charles Fourier, Ebenezer Howard, Frank Lloyd Wright, Le Corbusier).

A grande cidade labiríntica-industrial e a literatura ocidental modernas: Edgar Allan Poe, Charles Baudelaire, T. S. Eliot, James Joyce, Franz Kafka. Entre os brasileiros: os modernistas e Rubem Fonseca.

Cinema/tv & literatura (Carlos Drummond de Andrade/Joaquim Pedro de Andrade; Julio Cortázar/Antonioni; Nelson Pereira dos Santos/Graciliano Ramos etc.). Publicidade & literatura (Roberto Drummond: Sangue de coca-cola, Hilda Furacão etc.). Jornalismo & literatura (o folhetim e a crônica): Manuel Antônio de Almeida (1831-1861: Memórias de um sargento de milícias, escrito no jornal Correio Mercantil), Nelson Rodrigues (“A vida como ela é”) etc.

Desenhos pós-modernos: passeios na irrealidade contemporânea. As infovias e o hipertexto.

14) Prof. DÊNIS DE MORAES

Disciplina 1: Intelectuais e Meios de Comunicação

Ementa O curso desenvolverá, através de seminários baseados em leituras prévias, análises e discussões sobre o papel, as funções e as perspectivas dos intelectuais na sociedade midiatizada contemporânea. Entre as questões abordadas, incluem-se: as relações entre a produção intelectual, os meios de comunicação e as indústrias culturais; a influência dos intelectuais tradicionais e dos intelectuais midiáticos na formação da vontade coletiva; a televisão como "príncipe eletrônico" e intelectual orgânico das classes e instituições hegemônicas; e o pensamento crítico frente à hegemonia ideológico-cultural da mídia.

Disciplina 2: Oficina de Narrativas Midiáticas II

Ementa: Exercícios sistematizados para desenvolver a capacidade criativa dos alunos na elaboração de padrões e estilos narrativos em diferentes tipos de textos (jornalístico, argumentativo, ficcional, poético). Serão aplicados exercícios semanais em aula, para que os alunos, individualmente, desenvolvam capacidades e aptidões na expressão textual. O professor os corrigirá e os comentará. Haverá também seminários para leitura e discussão de obras sobre a escrita e suas possibilidades.

15) Prof. ANDRE QUEIROZ

Disciplina 1 - Tópicos de comunicação, cultura e história I:

Ementa: Procuraremos tecer uma cartografia acerca da nova gramática da política que vislumbramos no nosso continente - para tal, utilizaremos de forma regular de vasto material fílmico no qual é a América Latina na sua história político-social-econômica recente o que é evocado. Partimos da revisão conceitual da literatura marxista na perspectiva de forjar um pensamento latino acerca de nossa realidade histórico política. Em tempo: faremos uma revisão dos focos de resistência aos Estados de Exceção vividos entre nós no formato das ditaduras civis-militares.

Disciplina 2 - Estudos aprofundados de autor I

Ementa: Pretendemos fazer ampla avaliação de temas pertinentes à obra do pensador político italiano Antônio Negri - sobretudo a revisão crítica dos conceitos de "império, biopoder, multitudo, movimentos sociais,forma-estado". Pretendemos também tecer quatro eixos de aproximação analítica do pensamento de Negri: Maquiavel, Spinoza, Marx, Foucault.

16) Prof. JOSÉ MAURÍCIO

Disciplina 1- Tópico em Comunicação, cultura e história III

Nome do curso: Mídia e representações imperiais modernas. 1789-2010.

Desde a dupla revolução nos finais do século XVIII até 2010, analisaremos o processo histórico da comunicação social sob o observatório das representações imperiais desde a expedição napoleônica ao Egito até a Guerra do Iraque.

Disciplina 2 - Comunicação e Espaço Urbano

Nome do curso: Cidade: do surgimento da escrita à cable-city

A cidade na longa duração como espaço fundamental para os processos simbólicos e técnicos da comunicação social; espaço público e da política: da ágora à interatividade. As representações da cidade em suas múltiplas autorias e identidades coletivas em discussão: história, território, ambiente, representações. Tecnologias digitais e cable-city: cidade num contexto mundial de fluxos.

17) Prof. ANIBAL BRAGANÇA

Disciplina 1: História Editorial e do Livro no Brasil

Ementa: Apresentar a formação das práticas de cultura letrada no país, com foco no desenvolvimento histórico da indústria editorial de livros, em sua diversidade; os entraves sociais e políticos que marcaram essa formação e as novas perspectivas na transição da hegemonia da cultura do impresso para a cultura digital.

Disciplina 2: Editoras e Mercado do Livro

Ementa: Apresentar diferentes perfis de editoras de livros, sua formação, estrutura organizacional e dinâmica de funcionamento, assim como as estratégias e políticas editoriais, possibilidades e limites do mercado contemporâneo no país, tanto no mundo do impresso quanto na cultura digital.

18) Prof. TIAGO MONTEIRO

Disciplina: Comunicação e Globalização

Nome do Curso: MÚSICA E IDENTIDADE(S) – TRADIÇÃO E MODERNIDADE ENTRE O ‘GLOBAL’ E O ‘LOCAL’

Ementa: Música popular midiática e dinâmicas identitárias contemporâneas. Tensões e articulações entre o global, o local e o nacional. Matrizes e formatos em fluxo. Reconfigurações da tradição e quadros de modernidade. A problemática da Lusofonia: dinâmicas identitárias na produção musical de países falantes da língua portuguesa. O caso da música portuguesa contemporânea: para além do fado e do folclore. Presença do imaginário cultural e musical brasileiro em Portugal. Interface entre a música portuguesa e a África.

19) Prof. SIMONE PEREIRA DE SÁ

Nome da disciplina - Oficina de Mídias Sonoras II

Nome do curso: Paisagens Sonoras e Mediações Tecnológicas

Ementa: O curso tem objetivos teóricos e práticos. Como objetivos teóricos centrais, busca refletir sobre as categorias de som, ruído e música, a partir da noção de paisagem sonora (de Murray Schafer); e sobre o papel das mediações das tecnologias na produção de sonoridades.

Como objetivo prático principal pretende-se criar o piloto do projeto: Paisagens Sonoras do Rio de Janeiro. Este projeto pretende desenvolver um mapa virtual, disponível em plataforma online, articulando narrativas, afetos e memória ligada à música, sonoridades e ruídos nas cidades do Rio de Janeiro e Niterói, a partir de pesquisa de campo com habitantes. A Oficina oferecida pretende envolver os alunos nas diversas etapas de planejamento, pesquisa e produção ligadas ao projeto.

20) Prof. ANA ENNE

Disciplina: Tópico em Comunicação, cultura e história IV

Nome do Curso: Mídia e Juventude

Ementa: O curso abordará a questão da juventude e sua relação com a mídia moderna e contemporânea. O processo histórico de construção da categoria de juventude. Marcos temporais significativos. Movimentos de juventude. A questão da resistência. Os conceitos de subcultura, contracultura e cultura jovem. Juventude e consumo. Juventude como categoria-chave na lógica moda da cultura midiática. Construções discursivas sobre juventude. Algumas questões fundamentais: espaço urbano, lazer, música, vestuário e estilo de vida. Pânico moral: culturas jovens e classes perigosas. Juventude e práticas de comunicação: direito à significação. Juventude e Novas Tecnologias de Comunicação e Informação.

21) Prof. MARIA CRISTINA FERRAZ

Disciplina: Mídia e memória

Ementa: No curso serão investigadas as relações entre memória e mídia, privilegiando-se dois momentos históricos: a passagem dos séculos XIX ao XX e a virada do século XX ao XXI. No final do século XIX, em um contexto de modernização da percepção, de progressiva industrialização dos regimes de contemplação e de aceleração da temporalidade nas cidades em expansão, emergem novas e instigantes concepções de memória e esquecimento que respondem ao temor à automação da vida (Nietzsche e Bergson). Partindo da retomada dessas perspectivas, exploraremos as transformações pelas quais as noções de memória e esquecimento vêm passando na cultura contemporânea, na qual se expande uma visão cientificista “desespiritualizada” e cerebral do fenômeno da memória, a partir de pesquisas neurocientíficas apoiadas em neuroimagens tecnologicamente produzidas (petscans, tomografias computadorizadas) e amplamente difundidas nos mídia. A disseminação midiática dessas “verdades” supostamente descobertas pelas neurociências impregna paulatinamente nosso imaginário, tendendo a alterar os “roteiros de subjetivação” contemporâneos. Investigaremos as noções de memória e de esquecimento presentes na atual “cultura somática”, privilegiando especialmente sua expresssão midiática e cinematográfica em nosso século.

22) Prof. THAIANE Oliveira /AFONSO Albuquerque

Disciplina: Oficina de Roteiro III

Ementa: A proposta do curso é dar continuidade a disciplina Oficina de Roteiro II, ministrado por Thaiane Oliveira e Afonso Albuquerque, no primeiro semestre de 2010.

O objetivo do curso é a aplicação do game em desenvolvimento na Escola Centro Educacional de Niterói, neste segundo semestre de 2010.

Neste curso desenvolveremos: finalização do game (roteiro, produção e pós-produção); aplicação na escola; relatório de avaliação do game aplicado.

23) Prof. JULIANA GAGLIARDI/AFONSO ALBUQUERQUE

Disciplina: Mídia e Autoridade

Curso: Mídia e Autoritarismo

Ementa: Partindo-se da contextualização do regime autoritário brasileiro e de suas especificidades, o objetivo desta disciplina é discutir o comportamento da imprensa durante o regime autoritário. Para isso será confrontada a idéia comum dicotômica sobre a atuação da mídia no período e os paradigmas da censura, da autocensura e da expansão das empresas comunicacionais como únicos reguladores dessa relação, e serão levadas em consideração as estratégias que os jornalistas utilizam para se posicionar num ambiente perigoso e cheio de ambiguidades.

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