segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

CRÍTICA CULTURAL CONTEMPORÂNEA


Convidamos aos alunos e professores do Curso de Estudos de Mídia para a conferência da Prof.ª Drª. Beatriz Resende, no dia 10 de dezembro, às 14h, no Auditório do IACS-2.





Beatriz Resende é doutora em Letras (Literatura Comparada) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; realizou estágio de Pós-Doutorado no Museu Nacional da UFRJ; é pesquisadora do CNPq e do Programa Avançado de Cultura Contemporânea -PACC/UFRJ (sendo sua Coordenadora Adjunta); Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ (2006-2008, 2009-2011). Atualmente é professora do Departamento de Teoria do Teatro da Escola de Teatro da UNIRIO; coordenadora do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ; supervisora do Pós-Doutorado em Estudos Culturais do Programa Avançado de Cultura Contemporânea-UFRJ e editora da Z Cultural, revista eletrônica do mesmo programa. Cabe destacar que é, atualmente, uma das críticas brasileiras de cultura e literatura que melhor sabe lidar com os tempos que correm, transitando por vários espaços (novos e já tradicionais) e tratando, em suas críticas, de objetos e temáticas contemporâneos.


Algumas de suas publicações:

Os livros: “Contemporâneos: Expressões da Literatura Brasileira no século XXI”, pela Casa da Palavra/Fundação Biblioteca Nacional; “Apontamentos de Crítica Cultural”, pela Aeroplano/ DNL; “Lima Barreto e o Rio de Janeiro em fragmentos”, pela UNICAMP/UFRJ.

Como organizadora: “Cocaína, Literatura e Outros Companheiros de Ilusão”, pela Casa da Palavra; “As Melhores Crônicas de Lima Barreto”, pela Global Editora, 2005; “A Literatura Latino-Americana no Século XXI”, pela Aeroplano; “Rio Literário: um guia apaixonado da cidade do Rio de Janeiro”, pela Casa da Palavra.

Além de textos de crítica publicados regularmente nos suplementos culturais de O Globo, JB e Folha de São Paulo.

Nenhum comentário: