quarta-feira, 25 de julho de 2007

Espanha veta revista ofensiva à coroa

Edição representando príncipes em ato sexual é recolhida

Internacional - Jornal O Globo - 21/07/2007

O juiz espanhol Juan del Olmo determinou ontem o recolhimento da revista "El Jueves", por considerar que sua capa contém injúrias à Coroa. A revista fazia uma crítica à decisão do governo espanhol de conceder 2.500 por gravidez a casais espanhóis e caricaturava o príncipe herdeiro, Filipe de Borbón, e sua mulher, Letizia, em pleno ato sexual, sob o título "2.500 por filho?". Na legenda, o príncipe afirma à sua mulher: "E se você ficar grávida? Isso será o mais próximo de trabalhar que chegarei em minha vida."



O juiz, que pertence à Audiência Nacional (a mais alta instância judicial para certos casos de gravidade especial.), determinou que a fiscalização recolhesse a revista das bancas e pontos de venda, inclusive na sede da publicação. A denúncia, apresentada quinta-feira pela Procuradoria, assinalava que o número 1.573 de "El Jueves" fere o artigo 409.3 do Código Penal (ofensa à Coroa), que estabelece pena de até dois anos de prisão, dependendo da gravidade da ofensa, além de multas.

— Em algum momento é necessário pôr um limite — disse uma das fontes da Justiça, acrescentando que não se trata de uma crítica política, mas de conteúdo pornográfico e escatológico.

Após o recolhimento da edição na sede da revista, Jose Luís Martín e Albert Monteys, respectivamente co-editor e diretor de "El Jueves", mostraram-se indignados.

— Nossa idéia era criticar a medida eleitoreira de Zapatero e dos 2.500 — disse Martín. — Não havia outro objetivo.

Martín assegura que o ânimo da revista é totalmente humorístico e que não pretendiam ofender. Ele disse ainda que a direção da revista assumirá perante a lei as responsabilidades do processo, em lugar dos profissionais responsáveis pela charge.

Nenhum comentário: