quinta-feira, 15 de novembro de 2007

questões de direitos autorais

A Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, foi condenada a pagar indenização ao Consórsio Europa (detentor de direitos sobre exibição de filmes) por ter exibido publicamente, através de um projeto de extensão chamado "Cine Falcatrua", filmes baixados pela Internet em cópias não autorizadas.

A sentença foi da juíza substituta da 6ª Vara Federal Cível, Renata Coelho Padilha Gera. "O caso é relevante também por ter sido o primeiro no Brasil a envolver a questão dos downloads ilegais de conteúdos audiovisuais pela Internet, explica o advogado Marcos Bitelli, autor da ação", conforme detalha a notícia.

Trata-se de notícia importante, que envolve o direito de exibição em caráter público, na universidade, de produtos culturais protegidos por lei.

Fonte: Tela Viva News - 14/11/2007

Acho que precisamos debater esse ponto com urgência. Equipe de Gestão, vamos preparar uma discussão boa sobre direitos e plágio, ok?

Um comentário:

Anônimo disse...

Fiquei surpreso quando li a notícia! Se por um lado a universidade tem a função de fomentar conhecimento, por outro a própria deveria também estimular uma conduta mais crítica diante da pirataria.

Creio que também a indústria cinematográfica poderia disponibilizar cópias de filmes para debater, uma forma até de divulgar seu produto comercial.

É um tema polêmico e tanto, que possui uma série de desdobramentos... é até perigoso resumi-lo em poucos tópicos e certamente merece uma análise minuciosa!

abraços, Diogo.