quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Publicitários lançam campanha nacional contra a censura

JB - 18/07/2007

A Associação Brasileira de Propaganda (ABP) lançou ontem, durante a comemoração de seus 70 anos, uma campanha nacional contra a censura. Com o lema Toda Censura é Burra, a ação, criada pela agência Giovanni+Draftfcb, satiriza as restrições legais impostas à publicidade brasileira nos últimos anos.

A campanha inclui três filmes, que mostram personagens anunciando uma bola, uma banana e um lápis. A censura, contudo, impede que as qualidades dos produtos sejam ressaltadas. Além da TV, a ação inclui quatro spots de rádio, mídia exterior, impressa, camisas, adesivos e ações para internet que incluem hotsite, canal exclusivo no YouTube e comunidade no Orkut.

O ex-presidente da ABP, Adilson Xavier, afirma que o veto à liberdade de expressão atinge a sociedade como um todo.
- O pior é que o consumidor passa a ser subestimado, como se fosse incapaz de discernir o que é bom ou não para ele.

Xavier, que transferiu ontem a presidência da ABP ao publicitário Cyd Alvarez, da agência NBS, lembrou que, apesar do momento difícil que o mercado enfrentava na época de sua posse - com os escândalos do Valerioduto - sua gestão foi encerrada com duas valiosas ações: o lançamento do Dicionário Histórico-Biográfico da Propaganda e a recém-lançada campanha contra a censura.

Pesquisa realizada pelo Ibope identificou que os brasileiros acreditam que os anúncios estão perdendo gradativamente a emoção. Para os especialistas do setor, a censura é a principal responsável pela perda de espontaneidade dos anúncios.

Enquanto, em 2002, 77% dos entrevistados identificaram a emoção como um ponto forte da propaganda brasileira, em 2004 o número caiu para 75% e, no levantamento de 2006, 71% dos entrevistados disseram se emocionar com os anúncios.

Veja um dos anúncios:

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