Usuários de internet e funcionários de empresas instaladas na China culparam a vigilância do governo chinês por uma série de problemas em e-mails.
Internacional - Jornal O Globo - 18/07/2007
Os usuários de internet e funcionários de empresas instaladas na China atribuíram ontem a culpa por uma série de perturbações no tráfego internacional de e-mails a ajustes no vasto sistema de vigilância sobre a internet operado pelo país. Executivos de empresas de tecnologia da informação deram explicações variadas para as dificuldades no e-mail, mas concordaram que não resultavam de problemas técnicos comuns.
A China está em meio a uma campanha para reprimir o "conteúdo insalubre" de sua internet, que cresce rapidamente. A disseminação veloz de informações sobre incidentes de corrupção governamental e inquietação em áreas rurais alarmou os líderes do país, obcecados com a estabilidade e acostumados a manter controle sobre a mídia.
— Tivemos centenas de queixas de clientes nos dois últimos dias — disse Richard Ford, diretor técnico do provedor Candis Group.
Ford informou que os clientes reclamaram de e-mails devolvidos com mensagens de erro que só poderiam ter sido inseridas por uma "terceira parte", posicionada entre os servidores locais e os estrangeiros.
— Depois de investigar, estamos certos de que se relaciona à grande firewall da China — disse Ford, em referência ao sistema de filtros para interceptar e bloquear conteúdo sensível, que poderia ser disseminado via internet.
Outras empresas que administram servidores confirmaram queixas de usuários na China e no exterior.
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