sexta-feira, 22 de junho de 2007

Wando para Marta: bem-amada quer chegar cedo

Passageiros, como o cantor, e órgãos de defesa do consumidor reclamam do 'relaxa e goza' da ministra do Turismo

País - Erica Ribeiro, Mirelle de França e Cristiane Jungblut
Jornal O Globo - 15/06/2007

Nem o pedido de desculpas adiantou para fazer o povo relaxar. Um dia depois de ter aconselhado a população brasileira a "relaxar e gozar" diante da crise dos aeroportos, a ministra do Turismo, Marta Suplicy, foi alvo de protestos que partiram de passageiros — até o cantor e compositor Wando, conhecido pelo conteúdo erótico de suas canções para o público feminino, reclamou —, de órgãos de defesa do consumidor e do Congresso. Criticada por sua declaração polêmica, Marta deixou os viajantes brasileiros com uma sensação ainda maior de impotência frente aos constantes atrasos de vôos.

— As mulheres bem-amadas gostam de chegar cedo em casa. Hoje, é preciso viajar 24 horas antes do previsto para não chegar atrasado nos lugares. Eu mesmo faço isso. Mas, com essa declaração, certamente a ministra não tem necessidade de cumprir horários — disparou Wando, conhecido defensor do prazer em suas canções, ao desembarcar no Aeroporto Santos Dumont.

O cantor e compositor disse que a ministra do Turismo não conhece de perto a realidade de quem fica horas esperando nos aeroportos para viajar.

Pro Teste vê descaso com problemas dos consumidores

Acostumada a brigar pelos direitos dos consumidores, a advogada da organização Pro Teste, Maria Inês Dolci, também lamentou a frase: — Foi uma declaração infeliz, que mostra o descaso e o desrespeito da ministra com os problemas que vêm sendo enfrentados pelo consumidor. Para a advogada, a declaração reforçou o sentimento de que a crise aérea está longe de ser solucionada.

O engenheiro metalúrgico Oscar Gonsalez, que embarcava ontem no Santos Dumont, até que teve senso de humor. Segundo ele, há coisas muito melhores para se conseguir relaxar e gozar do que ficar esperando nos aeroportos:— Essa recomendação da ministra certamente não é a mais recomendada.

Já a dentista Ana Amélia Catalano de Souza não gostou da piada de Marta. Considerou a declaração da ministra um descaso com os usuários do transporte aéreo brasileiro: — Seria muito melhor ela dizer algo compatível com sua posição no governo do que fazer uma afirmação dessas. É um absurdo.

O psicanalista Alberto Goldin tentou encontrar explicações para o tom erótico da afirmação polêmica de Marta. Para o especialista, o teor da declaração foi "grave e sério"."— Da forma como se disse, houve uma banalização da situação, como se a ministra orientasse a população a adotar uma posição e uma saída masoquista, ou seja, sofram mas gozem. Leva a crer que o melhor seria tolerar tudo que vem acontecendo de ruim, como as roubalheiras e a impunidade — afirmou, lembrando que a frase dita por Marta lembra um ditado de gosto ainda pior: "Se o estupro é inevitável, relaxa e goza."

— É defender que todos tenhamos uma postura passiva diante de tudo que acontece — concluiu o psicanalista.

A sexóloga Regina Navarro Lins foi a única que aliviou o comportamento de Marta. Segundo ela, o fato de a ministra ser sexóloga pode ter influenciado os termos usados: — A verdade é que, cada vez mais, falar de sexo tem se tornado uma coisa natural. As censuras estão afrouxando. Acontece que sexo ainda é tabu para muita gente, e sempre teremos os moralistas e os hipócritas.

No Congresso, os parlamentares, especialmente de oposição, consideraram a receita de Marta um desrespeito à população. Na CPI do Apagão Aéreo da Câmara, o deputado Vic Pires Franco (DEM-PA) apresentou requerimento pedindo a convocação da ministra para explicar o que a pasta tem feito para melhorar a situação dos turistas. No Senado, Jefferson Peres (PDT-AM) disse que Marta debochou dos brasileiros e que deveria ter entregado o pedido de demissão com a nota oficial de desculpas: — O que ela fez é indesculpável, é impensável. E não foi frase impensada, não. É o desprezo pelos outros.

Já Pires disse que Marta tratou com desrespeito milhares de passageiros. Na verdade, o deputado só resolveu apresentar o requerimento chamando a ministra para falar depois que o deputado Carlos Zarattini (PT-SP) reagiu às críticas dos colegas a respeito da declaração de Marta no dia anterior.

Se não atingir o prazer...

ATRASO: um dos problemas mais comuns é o atraso dos vôos. Nesse caso, a companhia deve acomodar o passageiro em outro, seja da própria empresa ou não, em no máximo quatro horas. Após esse prazo, a empresa é obrigada a providenciar alimentação, transporte e hospedagem e reembolsar gastos com telefonemas.

BAGAGEM: Em caso de extravio, a empresa tem até 30 dias para a localização e a entrega da bagagem. Após esse tempo, o passageiro deve ser indenizado.

REEMBOLSO: O bilhete, inclusive o eletrônico, é a garantia do passageiro. Em caso de cancelamento, o passageiro será reembolsado com a quantia efetivamente paga e atualizada. Se for um bilhete internacional, o valor será calculado com base no câmbio do dia, em até 30 dias a partir da solicitação.

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